Saiba a história do Media Training

A Atelier de Imagem e Comunicação oferece um treinamento diferenciado para executivos, porta-vozes e demais representantes de empresas e entidades, focado na prática dos participantes. É o Media Training “De Cara com a Mídia”.
Mas, afinal, como nasceu o Media Training? Com o direito de uma licença poética, este treinamento surgiu com os sofistas na Antiga Grécia. Eles saiam de cidade em cidade ensinando as pessoas a viver melhor, viver em harmonia com elas mesmas e a natureza. Os romanos deram um passo à frente na história enviando seus senadores para aprender a arte da oratória. Onde? Na Antiga Grécia. Passava-se longo tempo treinando. Falava-se diante do mar, para a natureza, liam-se os grandes mestres, o objetivo era transmitir credibilidade, atrair atenção, virar as costas aos improvisos, falar de memória, sem recorrer às anotações.
No Renascimento, quando surgiram os grandes movimentos populares na Europa, voltou-se a estudar retórica nas universidades. A fala profunda e respeitosa passou a ser sinônimo de estabilidade política. Nos tempos modernos, o direito autoral pertence aos americanos. E data do pós II Guerra Mundial no primeiro momento da atual globalização. Era necessário aproximar-se de novas culturas, desvendar seus hieróglifos, em síntese, partilhar conhecimentos. E o que é partilhar conhecimento senão transmitir confiança? Falar com clareza e entender que ofensa não é argumento, mas que fatos são argumentos? O Media Training nesse novo contexto se universalizou. Ganhou nova dinâmica e aproximou os homens.