Recicla Sampa: cliente Atelier em assessoria de imprensa e produção de conteúdo

No mês de fevereiro, em São Paulo, foi lançado o Movimento Colaborativo Recicla Sampa, que tem como objetivo conscientizar os paulistanos a separarem o lixo domiciliar de duas formas: comum e reciclável. Baseado em uma plataforma online, o site Recicla Sampa fornece vídeos, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias e entrevistas, com o intuito de orientar os cidadãos de que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.

Resultado da parceria entre a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, o Movimento conta com o apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza. O projeto atende a meta 24, do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.
 
A Atelier de Imagem e Comunicação atuou ativamente no projeto, sendo responsável pela assessoria de imprensa e pela produção de conteúdo da plataforma do Movimento. Como estratégia, foram mapeados diversos jornalistas, especialistas e entidades com conhecimento na área de sustentabilidade e meio ambiente, trazendo interesse e a atenção do público alvo da campanha.
 
Esta segmentação gerou, em apenas 22 dias, uma média de três matérias por dia antes do lançamento da plataforma. No total, foram 64 matérias na imprensa, incluindo mídias de grande alcance, como o jornal Folha de S. Paulo, a Rede Globo de televisão e a rádio CBN, que abordaram o assunto com destaque em seus principais noticiários.
 
A assessoria de imprensa se torna cada vez mais importante nos dias de hoje, já que as marcas precisam estar em evidência, brilhando os olhos do público. O assessor sabe disso e levanta os aspectos mais positivos do seu negócio, investe no seu potencial de inovação e suas vantagens frente aos seus concorrentes, transforma isso em um material de fácil entendimento e entra em contato com a mídia.
 
É a partir desse trabalho que a equipe discute os melhores formatos e as melhores abordagens para divulgar a pauta e propor matérias as equipes de redação, oferecendo diversas possibilidades, como pesquisa de personagens e porta-vozes e cuidando para que sua marca, empresa ou instituição seja tema principal do conteúdo a ser divulgado.
 
Estratégias utilizadas como a do Movimento Recicla Sampa realizada pela Atelier de Imagem e Comunicação podem ser o ponto chave para o seu negócio ganhar notoriedade e alcançar novos patamares.