Produção de evento, assessoria de imprensa e criação de conteúdo para o site e redes sociais da EMBRAPII

DESAFIO
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participou, pela segunda vez, do principal evento de inovação da América Latina – o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria –, realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) nos dias 10 e 11 de junho no São Paulo Expo – (Imigrantes), em São Paulo.

Na primeira participação da EMBRAPII no Congresso, em 2017, a instituição não tinha projetos finalizados. Mesmo assim, uma solução em Realidade Virtual sobre o Flat Fish, um dos seus mais famosos projetos, além do modelo EMBRAPII de Inovação, foi apresentada aos visitantes. Agora, em 2019, com mais de 700 projetos, finalizados ou em desenvolvimento e 159 pedidos de propriedade intelectual e patentes, a ideia foi apresentar projetos finalizados nas mais diversas áreas de atuação em Competências Tecnológicas – Saúde, Agricultura, Cosméticos, Manufatura Avançada e Indústria 4.0, Soluções Embarcadas, etc.   A EMBRAPII teve um lugar de destaque na área destinada aos Parceiros da Inovação, com um estande de 20m². A diretoria da EMBRAPII selecionou alguns projetos e 11 deles foram expostos no Congresso.

SOLUÇÃO
A Atelier de Imagem e Comunicação começou os trabalhos deste projeto em janeiro, quando foi realizada a primeira reunião entre CNI, Capacitá (empresa responsável pela realização do evento), Atelier e EMBRAPII (por vídeo conferência), na sede da Atelier, em São Paulo. Desde então, a agência tomou a frente no contato diário com os organizadores do evento, com o arquiteto do evento, com as Unidades EMBRAPII e com as empresas parceiras, além de contatar e levantar orçamento com diversos fornecedores. Todos os passos, atividades e tomadas de decisão foram reportadas à coordenação e à direção da entidade.

Os projetos possuem tamanho e necessidades diferentes e, portanto, a Atelier sugeriu ao arquiteto montar totens com tamanhos e alturas variadas, para comportar individualmente cada um deles. A proposta foi deixar o estande mais leve, com ideia de movimento, para que os visitantes pudessem caminhar entre os projetos para conhecê-los e conversar com os responsáveis sobre cada um deles.  Os projetos foram ainda identificados com placas com o Nome do Projeto, a Unidade EMBRAPII envolvida e empresa parceira.

A Atelier sugeriu ainda que uma comunicação visual fosse feita na parede interna do estande. Foram criados dois painéis diferentes, com o logo da EMBRAPII e Áreas de Competência em um deles e a frase “Inovação para o Brasil do Futuro” e os logos do Governo Federal no outro. Uma TV no centro do estande rodava vídeos institucionais e de depoimentos de forma randômica.

Além disso, para chamar a atenção para os projetos que foram expostos no estande e, também, para falar sobre a EMBRAPII, houve divulgação maciça na imprensa e alguns produtos gráficos foram criados para serem postados nas redes sociais e site da instituição. Fotógrafo e videorrepórter produziram diversos materiais (mais de 500 fotos) e 21 vídeos foram publicados nas redes sociais da EMBRAPII.

O objetivo do trabalho da comunicação foi o de divulgar a imagem da EMBRAPII como uma organização que estimula o setor industrial a inovar mais e com maior competência tecnológica e apresentar exemplos de resultados, por meio de 11 projetos expostos em seu estande.

Foram realizadas reuniões prévias envolvendo profissionais da assessoria de imprensa e redes sociais com representantes da EMBRAPII para elaboração e alinhamento de planejamento estratégico. Na assessoria de imprensa, o trabalho de divulgação se iniciou na segunda quinzena de maio com a apuração de informações em todas as unidades e empresas participantes do Congresso.

Para a imprensa, ao todo, foram produzidos 16 releases, sendo 11 de projetos (um para cada exposto), um geral do evento e quatro regionais, com foco nos estados das unidades e empresas participantes. Além disso, foi feito um mapeamento com os principais veículos que cobrem inovação, tecnologia e negócios, construído um mailing qualificado e toda a interlocução com os jornalistas que atuam em redações.

Nos dois dias de evento, a equipe de assessoria de imprensa realizou atendimento in loco junto aos repórteres presentes, antecipadamente convidados a visitarem o estande da EMBRAPII, como Márcio Gomes, da TV Globo, Priscila Yazbek, da Globo News, Thais Moura, do Correio Braziliense, Marcela Terra, da TV Cultura, Cleide Silva, do jornal O Estado de São Paulo, Renata Victal, da Revista Isto é Dinheiro, Estela Maris Benetti, do Diário Catarinense, Paula Carvalho de Lima, de O Povo (CE), Igor Duarte, da Rede TV, Dimas Soldi, da TV Brasil, dentre outros.

Já nas redes sociais, foram produzidos 101 posts – entre vídeos, fotos e peças gráficas – distribuídos nas quatro redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter).

É importante destacar que uma equipe de seis profissionais da Atelier esteve dedicada ao Congresso de Inovação, com o acompanhamento de montagem, os dois dias do evento e a desmontagem de tudo. A diretora da agência participou ativamente de todo processo.

RESULTADOS
Cliente, empresas e Unidades EMBRAPII conseguiram um resultado muito positivo neste Congresso. Muitos contatos foram feitos e diversas reuniões agendadas.

O resultado de imprensa pode ser constatado em diversos veículos de comunicação que destacaram os projetos inovadores expostos pela EMBRAPII em seu estande. Ao todo, foram 78 matérias na Imprensa nacional, desde o início dos trabalhos relacionados ao Congresso, em 17 de maio, até 19 de junho, todas avaliadas como positivas para a imagem da EMBRAPII. No período, foram mais de duas matérias por dia, em média, sendo 3 em jornais impressos, 5 em emissoras de TV, 1 em revista impressa e 67 em portais de notícias.

O jornal O Estado de São Paulo foi um dos que abordou a participação da EMBRAPII no Congresso e destacou os projetos expostos, assim como a Revista Isto é Dinheiro que dedicou duas páginas sobre o assunto. TV Cultura, Rede TV e TV Brasil também foram destaques no clipping de notícias, pois escolheram os projetos EMBRAPII que mais se adequavam para suas matérias e abordaram o assunto de forma positiva. O Jornal Nacional, da TV Globo, utilizou em sua reportagem uma das tecnologias exposta no estande como exemplo de iniciativa inovadora.

Após o evento, a assessoria de imprensa seguiu os trabalhos no monitoramento aos veículos de comunicação em diferentes mídias, regiões e abrangência no intuito de mensurar resultados e construir o clipping de notícias.

Já os resultados das redes sociais alcançaram mais de 142 mil pessoas e os posts tiveram cerca de 4 mil curtidas e 540 compartilhamentos no total.