Mobilização foi o tema do 4º encontro do Atelier de Ideias

O Atelier de Ideias é um projeto que tem como objetivo trazer novas vivências e mostrar o que há de novo na área de comunicação, no Brasil e no mundo. O segundo encontro do mês de novembro contou com a presença de Rafael Sampaio, Media Campaigner da plataforma Change.org.
A Change.org é uma plataforma que surgiu em 2007 com o intuito de trazer mais mobilidade e empoderamento para sociedade. Causas relacionadas ao meio ambiente, saúde, educação, direito do consumidor mobilizaram mais de mais de 170 milhões de usuários no mundo e 8 milhões no Brasil, sendo que muitos destes usuários criaram petições que se tornaram vitoriosas.
Para Rafael, é necessário desconstruir este pensamento de que petições onlines não causam efeitos ou que é necessário ter um número excessivo de assinaturas para conseguir visibilidade. As mudanças locais são importantes, pois as mobilizações não servem apenas para causas coletivas e a internet é essencial para dar esse tipo de visibilidade.
Com uma equipe no Brasil formada por jornalistas, a Change.org apresenta diversos casos de sucesso e para que uma petição ganhe apoio da plataforma é necessário ter um pedido concreto, uma boa argumentação e um destinatário real, pois o mesmo pode entrar em contato com o organizador da petição para resolver a questão.
Rafael Sampaio_atelier_de_ideias-07